top of page

Disciplinas / Courses

 

OBRIGATÓRIAS

 

CIÊNCIAS DO AMBIENTE

Carga Horária: 45h

Créditos: 3

Ementa: Noções de hidrologia, atmosfera e solo. Noções de ecossistema e fluxo de energia. Ciclos Biogeoquímicos. Populações e comunidades. Conservação e manejo dos Recursos Naturais. Principais problemas ambientais globais da atualidade. Desenvolvimento sustentável.

Bibliografia:

DAJOZ, Roger. Princípios de ecologia. 7.ed.. São Paulo: Artmed, 2003. 519 p.p.           

ODUM, E. P. Ecologia. Rio de Janeiro: Ed. Guanabara, 1988.

 

LEGISLAÇÃO AMBIENTAL      

Carga Horária: 15h

Créditos: 1

Ementa: Introdução à legislação ambiental. Análise histórica no Brasil e no mundo. Princípios básicos. Principais instrumentos e órgãos responsáveis. Aspectos ligados à conservação, licenciamento ambiental e detecção de impactos ambientais. Aspectos gerais da Política Nacional de Meio Ambiente, do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), da Política Nacional de Recursos hídricos e do Código Florestal. Legislação aplicada à proteção da biodiversidade, gerenciamento de resíduos, uso de agrotóxicos e atividades agropecuárias, atividades extrativistas e uso de recursos hídricos. Crimes ambientais e penalidades.

Bibliografia:

MESQUITA, R. A. Legislação Ambiental Brasileira – uma abordagem descomplicada. Rio de Janeiro, Quileditora, 2012. 400 p.

FREITAS, V. P. A Constituição Federal e a efetividade das normas ambientais. 3ª Ed. São Paulo, Revista dos Tribunais. 2005. 264 p.

PIRES, P. T. L., Peters, E. L. Legislação ambiental federal. 3ª Ed. Curitiba, Juruá, 2004. 387 p.

Bibliografia complementar:

LEGISLAÇÃO DE DIREITO AMBIENTAL - COLEÇÃO SARAIVA DE LEGISLAÇÃO. 7ª Ed. São Paulo. 1152 p.

SILVA, G. E. N. Direito ambiental internacional. Rio de Janeiro, Thex, 2002. 384 p.

 

METODOLOGIA CIENTÍFICA

Carga Horária: 30h

Créditos: 2

Ementa: Metodologia Científica e metodologia do trabalho acadêmico. As formas de conhecimento. A ciência e suas características. Exame de tópicos básicos na apresentação do trabalho científico (planejamento, tipos de trabalhos científicos: monografia, artigos e informe científico, linguagem científica, estrutura básica – introdução, desenvolvimento, conclusão e referências). Normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Ciência pura e aplicada. O Método Científico: conceito, fundamentos e processos; noções e importância. Pesquisa Experimental e Não experimental. A pesquisa bibliográfica como instrumento de trabalho. Como pesquisar livros e artigos; Técnica de fichamento; Apresentação de trabalhos.

Bibliografia:

DE MEIS, L.; RANGEL, D. O Método Científico. Rio de Janeiro: 2000. 81p.

SPECTOR, N. Manual para a redação de teses, projetos de pesquisa e artigos científicos.

SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez Editora, 2000. 161p.

BASTOS, C. L.; KELLER, V. Aprendendo a aprender: introdução a metodologia científica. 18 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005. 111 p.

 

MÉTODOS ESTATÍSTICOS APLICADOS A DADOS AMBIENTAIS

Carga Horária: 45h

Créditos: 3

Ementa: A Estatística nos estudos ambientais. O tratamento dos dados estatísticos nas Ciências Ambientais: limites e possibilidades. Plano amostral: cálculo e técnicas de amostragens. A estatística descritiva. Descrição, coleta e análise de dados. Visão geral das técnicas de Levantamento Estatístico e suas aplicações. Elaboração de Pesquisa de Levantamento (Survey), e a utilizar a estatística descritiva para organizar, interpretar e analisar as informações quantitativas decorrentes deste processo. Estatísticas classificatórias. Pesquisa de levantamento e métodos e técnicas de pesquisa quantitativa. Organização de dados em tabelas, gráficos e apresentação de relatórios gerenciais. Exemplos e exercícios aplicados à gestão ambiental. Correlação e Regressão. Testes Estatísticos: teste T, teste F e teste Qui-Quadrado. Análises multivariadas aplicadas a dados ambientais.

Bibliografia:

VIEIRA, S. Introdução à bioestatística. 4 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008. 345 p.

SPIEGEL, M. R. Estatística. 2. ed. São Paulo: Mc Graw Hill,1994

 

QUÍMICA AMBIENTAL

Carga horária: 45h

Créditos: 3

Ementa: A Química da Poluição Atmosférica. Compostos Orgânicos Tóxicos: Pesticidas, Dioxinas, Furanos, PCBs e outros Compostos Orgânicos Tóxicos de Preocupação Ambiental. Química da Água e Poluição da Água. Metais Pesados Tóxicos.

Bibliografia:

ROCHA, J.C.; ROSA, A.H.; CARDOSO, A.A. Introdução à química ambiental. 3.ed. Porto Alegre: Bookman, 2009.

SPIRO, T.G.; STIGLIANI, W.M. Química ambiental. 2ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009.

BAIRD, C.; CANN, M. Química ambiental. 4ed. Porto Alegre: Bookman, 2011.

MANAHAN, S.E. Química ambiental. 9ed. Porto Alegre: Bookman, 2012.

 

SEMINÁRIOS DE DISSERTAÇÃO I

Carga Horária: 15 horas

Créditos: 1

Ementa: Apresentação dos projetos dos alunos após 6 (seis) meses de curso. Visa acompanhar o desenvolvimento do processo de elaboração das pesquisas dos mestrandos com foco nas práticas e experiências interdisciplinares de pesquisa, além de discutir e treinar a apresentação dos resultados obtidos.  

Bibliografia:

SPECTOR, N. Manual para a redação de teses, projetos de pesquisa e artigos científicos. 2 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002.

SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez Editora, 2000. 161p.

 

SEMINÁRIOS DE DISSERTAÇÃO II

Carga Horária: 15 horas

Créditos: 1

Ementa: Apresentação dos projetos dos alunos após 12 (doze) meses de curso. Visa acompanhar o desenvolvimento do processo de elaboração das pesquisas dos mestrandos com foco nas práticas e experiências interdisciplinares de pesquisa, além de discutir e treinar a apresentação dos resultados obtidos.

Bibliografia:

SPECTOR, N. Manual para a redação de teses, projetos de pesquisa e artigos científicos. 2 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002.

SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez Editora, 2000. 161p.

 

 

ELETIVAS

 

ASPECTOS TOPOGRÁFICOS E AGRONEGÓCIO

Carga Horária: 30h

Créditos: 2

Ementa: Noções básicas de topografia e geoprocessamento. Introdução a bacias hidrográficas. Aspectos topográficos e noções básicas de sistemas de produção agropecuária. Principais impactos ambientais gerados pela produção agropecuária. Paradigma da agricultura moderna. Tecnologias alternativas empregadas na produção agrícola. Introdução a cadeia produtiva. Agroindústrias. Introdução a biotecnologia industrial.

Bibliografia:

BUZAI, G.D. Geografia y Sistemas de Información Geográfica. Aspectos Conceptuales y Aplicaciones. GESIG - Universidad Nacional de Luján. 2010, 704 pp.

ARAÚJO, M.J. Fundamentos de Agronegócio. 2 ed. São Paulo, Atlas, 2009.

ALMEIDA, A.L.O. Biotecnologia e agricultura. Perspectivas para o caso brasileiro. Petrópolis, Vozes, 1984.

 

EMPREENDEDORISMO

Carga Horária: 30h

Créditos: 2

Ementa: O desenvolvimento do empreendedorismo no mundo e seu histórico no Brasil. Capacidade empreendedora e estudo do perfil do empreendedor. As técnicas de identificação e aproveitamento de oportunidades em biotecnologia. Introdução ao Gerenciamento de Projetos e Gerenciamento de Processos aplicados a Biotecnologia. O sistema de Venture Capital aplicado a Biotecnologia – FINEP. O Sistema SEBRAE e área de atuação industrial da Biotecnologia.

Bibliografia:

PETERS, H.P.; HISRICH, R.D.; SHEPHER, D.A. Empreendedorismo. Editora Bookman. 2008.

CHIAVENATO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração. 8 ed. Editora Campus. 2011.

COZZI, A. Empreendedorismo de base tecnológica. 1 ed. Editora Campus. 2007. 

 

FITORREMEDIAÇÃO

Carga horária: 30h

Créditos: 2

Ementa: Conceituação de biorremediação e fitorremediação. Histórico da Fitorremediação. Introdução à Interação Planta-Meio Ambiente e Planta-Solo. Seleção de espécies vegetais. Processos de fitorremediação: Fitoextração, Fitodegradação, Fitovolatilização Fitoestimulação, Rizorremediação. Aplicação de tecnologias de fitorremediação na descontaminação de áreas poluídas. Localização de metais pesados em tecidos vegetais: microscopia e testes histoquímicos. Técnicas de cultura de tecidos vegetais aplicada ao estudo da fitorremediação.

Bibliografia:

ANDRADE, J.C.M; TAVARES, S.R.L., TAVARES; MAHLER, C.F. Fitorremediação - O Uso de Plantas na Melhoria da Qualidade Ambiental. Ed. Oficina De Textos, São Paulo, 2007.

CLEMENS, S. Molecular mechanisms of plant metal tolerance and homeostasis. Plant, 212: 475-486. 2002.

BARCELÓ, J; POSCHENRIEDER, Ch. Respuestas de las plantas a la contaminación por metales pesados. Suelo y Planta, v. 2, p. 345-361, 1992.

PIRES, F.R., SOUZA, C.M., SILVA, A.A., PROCÓPIO, S.O. e  FERREIRA, L.R. Fitorremediação de solos contaminados com herbicidas. Planta Daninha, Viçosa-MG, v.21, p.335-341, 2003.

 

GÊNOMICA AMBIENTAL E BIOINFORMÁTICA

Carga Horária: 30h

Créditos: 2

Ementa: Ácidos nucleicos. Extração de DNA de amostras ambientais. PCR e métodos moleculares de detecção e quantificação de micro-organismos. Tecnologias de Biologia Molecular.  Sequenciamento. Bancos de dados de sequências. Noções de alinhamento e análise de sequências. Buscas de identidade e homologia. Desenvolvimento de sondas moleculares. Metagenoma.

Bibliografia:

LESK, A.M. Introdução à Bioinformática. Tradução Ardala Elisa Breda Andrade 2 ed. Porto Alegre. Artmed, 2008.

STRYER, L. Bioquímica. 6 ed. Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 2009.

 

MÉTODOS ANALÍTICOS APLICADOS AO ESTUDO AMBIENTAL

Carga Horária: 30h

Créditos: 2

Ementa: Amostragem e concentração de amostras ambientais. Métodos analíticos de separação: cromatografia líquida de alta eficiência e cromatografia gasosa. Métodos espectroanalíticos: ultravioleta-visível, fluorimetria e absorção atômica. Métodos eletroanalíticos: potenciometria e voltametria.

Bibliografia:

LUNA, A.S. Química analítica ambiental. Rio de Janeiro: Eduerj, 2003, 164 p.

ROCHA, J.C.; ROSA, A.H.; CARDOSO, A.A. Introdução à química ambiental. 3. ed.Porto Alegre: Bookman. 2009, 154 p.

COLLINS, C.H, BRAGA, G.L, BONATO, P.S. Introdução a métodos cromatográficos. 7. ed.  Editora da UNICAMP: São Paulo, 1997, 280 p

BROEKAERT, J.A.C. Analytical atomic spectrometry with flames and plasmas. 2. ed. Wiley-VCH: London, 2005.

DONG, M.W. Modern HPLC for practicing scientists. Wiley Interscience:London. 2006, 273 p.

GROB, R.L., BARRY, E.F. Modern practice of gas chromatography, 4. ed., Wiley Interscience: London. 2004, 1064 p.

GORE, M.G. Spectrophotometry and spectrofluorimetry: a practical approach. 2. ed. Oxford University: Oxford. 2000, 384 p.

SKOOG, D.A.; HOLLER, F.J.; NIEMAN, T. A. Princípios de Análise Instrumental. 5. ed. Bookman: São Paulo. 2002. 600 p.

PLECHTER, D. First course in electrode processes. 2. ed. Cambridge: RSC Publishing, 297 p.

ZOSKI, C. G. (org.) Handbook of electrochemystry. Elsevier: Philadelphia, 2006, 934 p.

 

MICROBIOLOGIA BÁSICA

Carga Horária: 30h

Créditos: 2

Ementa: Estrutura e classificação dos micro-organismos. Fisiologia de micro-organismos. Ecologia microbiana. Metodologias para medidas de crescimento e identificação de micro-organismos. Fundamentos da microbiologia ambiental.

Bibliografia:

Trabulsi, L.R.; Alterthum, F. Microbiologia. 5a. Edição. Porto Alegre: Atheneu. 760p, 2008.

Madigan, M.T.; Martinko, J.M.; Parker, J. Microbiologia de Brock. 10a.edição. São Paulo: Pearson Education. 608p. 2005.

Tortora, G.J.; Bardell, R.; Funke, R.; Case, C.L. Microbiologia. 6a.edição. Porto Alegre: Atheneu. 826p. 2000.

Barbosa, H.R.; Torres, B.B. Microbiologia Básica. São Paulo: Atheneu. 196p. 1999.

 

MICROBIOLOGIA AMBIENTAL

Carga Horária: 30h

Créditos: 2

Ementa: Biorremediação de petróleo e/ou derivados, biorremediação de pesticidas, corrosão microbiológica, degradação microbiana de polímeros naturais e sintéticos, qualidade microbiológica da água - riscos à saúde pública e aos ecossistemas aquáticos.

Bibliografia:

PEREIRA, N.JR.; GOMES, E. DE B.; SORIANO, A.U. Biodegradação de hidrocarbonetos. Séries em Biotecnologia, Vol. 3 -1ª edição, UFRJ, 77p.

AQUARONE, E.; BORZANI, W. & LIMA, U.A. Tópicos de Microbiologia Industrial. Vol. 2, Editora Edgard Blucher Ltda. S. Paulo, 1990. 231p.

LIMA, U.A. Biotecnologia Industrial - Vol. 3 - Processos Fermentativos e Enzimáticos. Editora Edgard Blucher, 2001.598p.

TORTORA, G.J.; BARDELL, R.; FUNKE, R.; CASE, C.L. Microbiologia. 6a. edição. Porto Alegre: Atheneu, 2000. 826p.

 

MODELAGEM MOLECULAR

Carga horária: 30h

Créditos: 2

Ementa: Métodos de Mecânica Molecular. Métodos Semi-Empíricos. Teoria do Funcional da Densidade. Métodos Ab Initio. Conjuntos base. A equação Hartree-Fock. Cálculo Hartree-Fock restrito (RHF), cálculo Hartree-Fock de camadas abertas (ROHF), cálculo Hartree-Fock não-restrito (UHF). Aproximações ZDO, CNDO, INDO e NDDO. Os hamiltonianos NDDO e as parametrizações MNDO, AM1, PM3 e PM6. Orbitais moleculares e suas propriedades. Introdução ao cálculo de propriedades computacionais: geometrias, espectro de RMN, ESCA, PES, IV, Raman, constantes de equilíbrio, energias de ativação, estados de transição, caminhos de reação e frequências vibracionais. Erro da aproximação de Born-Oppenheimer, erro de truncamento de base, erro de superposição de base, acoplamento spin-spin, acoplamento spin-órbita, erro de correlação e erro relativístico.

Bibliografia:

Lipkowitz, K.B.; Boyd, F.B. Editors. Reviews in Computational Chemistry, vol. 4; VHC Publishers, Inc, 1994.

Pilar, F.L. Elementary Quantum Chemistry,12 ed.; McGraw-Hill: New York, 1989.

Sadlej, J. Semiempirical Methods in Quantum Chemistry; Ellis-Horwood Willey: New York, 1985. 

 

MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL        

Carga horária: 30h

Créditos: 2

Ementa: Objetivos do monitoramento ambiental. Métodos de obtenção de dados ambientais: coleta em campo e sensoriamento remoto. Variáveis abióticas e bióticas no monitoramento. Estratégias de amostragem. Definição de impacto ambiental e qualidade ambiental. Valores e ambientes de referência. Organismos bioindicadores. Índices abióticos e bióticos de qualidade ambiental.

Bibliografia:

BRAGA, B., HESPANHOL, I., CONEJO, J.G.L. et al. Introdução à Engenharia Ambiental. São Paulo, Prentice Hall, 2002. 318 p.

BICUDO, C. & BICUDO, D.C. 2004. AMOSTRAGEM EM LIMNOLOGIA. RIMA, 351P.

 

PROPRIEDADE INTELECTUAL

Carga Horária: 30h

Créditos: 2

Ementa: Introdução à propriedade intelectual, Noções sobre a legislação brasileira de propriedade industrial, a patente como fonte de informação tecnológica, propriedade intelectual e os conhecimentos tradicionais. Propriedade intelectual para a biotecnologia. Considerações sobre ambiente e biodiversidade.

Bibliografia:

ABDI. INPI. Panorama de Patentes em Nanotecnologia. Brasília. 2011.

BARBOSA, D. B. Uma introdução a Propriedade Intelectual. 2 ed. Editora Lumen Juris, Rio de Janeiro, 2010.

MAGALHAES, V.G. Propriedade intelectual biotecnologia e biodiversidade. 1 ed. Editora: Fiuza. 2011.

SCHNEIDER, N. Guia prático de propriedade intelectual para universidades, empresas e inventores. 1 ed. Editora: UFSM - Universidade Federal de Santa Maria. 2006.

 

SAÚDE E AMBIENTE

Carga horária: 30h

Créditos: 2

Ementa: Efeitos da diversidade biológica sobre a dinâmica de doenças. Regulação de doenças pelos Ecossistemas. Efeitos da estrutura da paisagem nas doenças transmissíveis. Efeitos das invasões biológicas nas dinâmicas infecciosas. As mudanças climáticas globais e seus efeitos nos padrões de distribuição de doenças. Ecologia e controle de vetores e parasitas. Saúde ambiental e saúde pública. Toxicologia ambiental.

Bibliografia:

BEGON, M.; TOWNSEND, C.R.; HARPER, J.L.H. Ecologia: De indivíduos a ecossistemas. 4.ed. Porto Alegre: Artmed, 2007. 740 p.

RICKLEFS, Robert E. A economia da natureza. 5. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003. 503 p.

HASSAN, R.; SCHOLES, R.; ASH, N. Ecosystems and Human Well-being: current state and trends. Island Press, 2005. 902p.

 

SEMINÁRIOS

Carga Horária: 30h

Créditos: 2

Ementa:  Esta disciplina consistirá de discussão sobre artigos, patentes, trabalhos e temas relevantes em Ciências Ambientais.

Bibliografia: Artigos, Patentes e Periódicos da área de Ciências Ambientais. Periódicos presentes nas bases Scielo, Scopus e Medline, Pubmed e bases de patentes.

 

TRATAMENTO DE ÁGUAS RESIDUÁRIAS

Carga Horária: 30h

Créditos: 2

Ementa: Tratamentos Biológicos: Fundamentos do Tratamento Biológico, Tratamentos Biológicos Aeróbios e Anaeróbios, Aspectos Cinéticos dos Tratamentos Biológicos, Remoção biológica de nitrogênio, Remoção biológica de fósforo, Desafios e tendências do tratamento biológico de efluentes.

Bibliografia:

SANT’ANNA JR., G.L. Tratamento biológico de efluentes: fundamentos e aplicações. Editora Interciência, 2 ed. 2010. 400p.

AQUARONE, E., BORZANI, W. & LIMA, U. A Tópicos de Microbiologia Industrial. Editora Edgard Blucher Ltda. São Paulo, 1990. 231p.

LIMA, U. A. Biotecnologia Industrial - Processos Fermentativos e Enzimáticos. Editora Edgard Blucher, 2001. 598p.

TORTORA, G.J.; BARDELL, R.; FUNKE, R.; CASE, C.L. Microbiologia. 6. ed. Porto Alegre: Atheneu, 2000. 826p.

 

EFEITOS DA RADIAÇÃO NOS SERES VIVOS E OS RADIOPROTETORES /RADIOMODULADORES DE ORIGEM VEGETAL

Carga Horária: 30h

Créditos: 2

Ementa: Princípios da Radiotividade. EFEITOS MOLECULARES DA RADIAÇÃO IONIZANTE. EFEITOS BIOLÓGICOS GERAIS: DETEÇÕES E MEDIDAS. EXTRATOS E COMPOSTOS VEGETAIS E SUA AÇÃO RADIOPROTETORA E RADIOMODIFICADORA. 

Bibliografia:

BAUERMANN LF., ANDRADE, E.F. Introdução à radiobiologia, 2010. Ed. UFSM, ISBN 9788573911367.

OKUNO E., YOSHIMURA, E.M. Física das radiações, 2010. ISBN 9788579750052.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Carga Horária: 30h

Créditos: 2

Ementa: Materiais didáticos e atividades para sensibilização e educação ambiental. Projetos de educação ambiental. Educação ambiental nos diferentes níveis de ensino. Educação ambiental e formação de multiplicadores.

Bibliografia:

SATO, M.; CARVALHO, I.C.M. (Org.). Educação ambiental: pesquisa e desafios. São Paulo, Artmed, 2005. viii, 232 p. 

SILVA, C.L.; SOUZA-LIMA, J.E. (Org.). Políticas públicas e indicadores para o desenvolvimento sustentável. São Paulo, SP: Saraiva, 2010. xii, 177 p.

STONE, M.K.; BARLOW, Z. (Org.). Alfabetização ecológica: a educação das crianças para um mundo sustentável. São Paulo: Cultrix, c2005. 312 p.

UNESCO. Tecnologias para o desenvolvimento sustentável. Brasília: UNESCO, 2011. 248 p.

VEIGA, J. Sustentabilidade: a legitimação de um novo valor. São Paulo, SP: SENAC, 2010. 160 p.

bottom of page